......< Website Início.....Blog Início >



13 janeiro 2026

ICANN revisa projeções e indica crescimento mais forte da indústria de domínios

A ICANN revisou para cima suas expectativas de receita para o ano fiscal de 2026, indicando que o desempenho da indústria de domínios está bem mais forte do que o previsto anteriormente. Esse crescimento não está relacionado apenas ao aumento das taxas cobradas de registros e registradores no ano passado, mas principalmente a um volume maior de transações.

O orçamento para o ano fiscal de 2027 mostra um cenário mais saudável para o setor. A organização atualizou suas projeções de transações de domínios genéricos, tanto os tradicionais quanto os novos, incluindo registros, renovações e transferências.

Para os gTLDs legados, cuja contagem encerra em 30 de junho de 2026, a ICANN agora espera cerca de 187,5 milhões de transações, número 7,7 milhões acima do previsto no orçamento aprovado em maio do ano passado. Isso representa um aumento de 4,3% em relação à estimativa anterior.

O crescimento é ainda mais expressivo entre os novos gTLDs. A previsão atual aponta para 43,1 milhões de transações em 2026, contra 33,1 milhões estimados anteriormente, uma diferença de 10 milhões, ou cerca de 30%. Segundo a ICANN, esse aumento começou a ficar evidente na segunda metade do ano fiscal de 2025, quando o volume de transações passou a crescer de forma inesperada e sustentada.

Com base nesse cenário otimista, a organização afirma que não pretende aumentar suas taxas no ano fiscal de 2027. A projeção é que o financiamento operacional de 2026 chegue a 161,4 milhões de dólares, cerca de 11,6 milhões acima do orçamento definido seis meses atrás.

A ICANN também espera encerrar 2026 com aproximadamente 400 registradores credenciados a mais e cerca de 20 registros contratados adicionais, possivelmente impulsionados por registradores especializados em captura de domínios expirados e por registros de marcas próprias. Esses números não incluem a próxima rodada de novos gTLDs, que ainda levará algum tempo para gerar novas receitas recorrentes.

Para o ano fiscal de 2027, que começa em 1º de julho, a ICANN projeta 191,9 milhões de transações em gTLDs legados e 44,4 milhões em novos gTLDs, representando crescimentos de 2% e 3%, respectivamente, em relação às projeções atualizadas de 2026. A receita operacional prevista para 2027 é de 161,1 milhões de dólares, ligeiramente abaixo da estimativa atual para 2026, refletindo uma redução nas taxas de inscrição de novos registradores.